29 de julho de 2010

Trens Cênicos na Suíça - Bernina Express

em 29 de julho de 2010 |

Fonte: http://www.rhb.ch/

Este trem cruza os Alpes de norte a sul (ou vice-versa) passando por viadutos, galerias, túneis elevados, montanhas, geleiras e jardins encantadores e de tirar o fôlego! 

O trem faz a rota: Chur / Davos / St.Moritz - Bernina Pass - Poschiavo – Tirano. 

Oferece vagões panorâmicos nas 1ª e 2º classes. O trem sobe 2253 m no Bernina Pass sem auxílio e a viagem inteira é narrada. No verão, um ônibus opcional conecta Tirano (Itália) a Lugano. 

O trajeto é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO justamente pelas lindas paisagens e por ser considerado uma relíquia da engenharia (chega até Ospizio Bernina, estação de maior altitude na região - 2000 metros acima do nivel do mar).

Fonte: http://www.rhb.ch/

O preço:
Primeira Classe – 95.00 euros
Segunda Classe – 47.00 euros

Duração da viagem:
7 horas

Freqüência:
Trens o ano todo.
1 trem diariamente.

A rota:
Fonte: http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-scenic-bernina-express


Dica: Certifique-se de ter documentos de entrada válidos para a Itália, uma vez que o trem sairá da Suíça e depois retornará.


Mais informações:

31 Comentários:

Unknown disse...

Clá, a sérioe stá muito boa! Parabéns. Dá vontade de fazer todas. Mas, com certeza uma delas já está no meu cronograma para a próxima viagem para a Suíça. Abraços

Unknown disse...

Vou fazer com certeza. Vou para a Suíça daqui a 1 mês, suas dicas estão sendo ótimas. Quase não acho informações boas sobre a Suiça. Parabéns!

Unknown disse...

Será que consigo fazer esses passeios mesmo sem falar inglês ? Estarei visitando a Itália e gostaria de fazer esse passeio....Que achas ? Excelente blog. parabéns

Wendel

Unknown disse...

Olá Wendel! Este passeio é lindo! Vale a pena fazer, mesmo não falando inglês. Você poderá comprar o passe no site (em português) - o endereço eu coloquei no post. Durante a viagem, um oficial irá pedir o passe, para verificar a validade. E só! Eles também falam iataliano, alemão e francês ;)

Unknown disse...

Oi Clarissa, obrigado pela dica. Uma pergunta (dificil de responder): De todos os cênicos, qual vc diria ser o melhor, ou talvez o mais inesquecivel, para um casal em primeira viagem pela Europa ? Obrigado.

Unknown disse...

Olá Wendel.

É dificil de responder, pois todos são lindos e diferentes! Mas, achei o Bernina e o Glacial os mais interessantes ;) E mais diferentes também :)

Unknown disse...

Clarissa, uma outra dúvida: Vou comprar um select pass que inclui Itália/França e Suiça. Neste caso somente preciso fazer a reserva do assento do Glaciel, correto ? Vi algumas fotos e fiquei impressionado. Estou tentando ver hoteis para ficar alguns dias em Zermatt, me pareceu, muito bonita a cidade! O que acha??
Wendel

Unknown disse...

Oi Wendel,

Segundo o site da eurail:

"Os Eurail Passes que incluem a Suíça são válidos entre St-Moritz e Disentis, mas não entre Disentis e Zermatt. Entretanto, os titulares de um Eurail Pass têm direito a uma redução de 25% nos bilhetes adicionais nesta seção. É obrigatório fazer reservas de assento ou para o vagão-restaurante, a um custo extra."

Zermattt é linda! Eu não consegui visitar, mas li relatos maravilhosos sobre a cidade. Na cidade, fica a montanha mais famosa da Suíça - aquela que aparece nas embalagens do chocolate Toblerone. Há neve o ano todo. ;)

lamonato.ggm@terra.com.br disse...

Clarissa,
Estamos com viagem marcada chegando em Zurique 28/12(vindo de Viena), ficaremos 3 dias, seguindo Interlaken, 4 dias.Os hotéis ja estão pagos.Qdo fizemos o roteiro, estava com dificuldade de encontrar hotel mais em conta em Zermatt, estava muuuiiito caro, ai resolvemos ir pra Lausanne(com a ajuda de uma mochileira), e visitar Zermatt, Genebra e Montreaux, fazendo passeios ida e volta.Agora estavos morrendo de vontade de fazer o glacial express, mas estamos com dificuldade de definir o que fazer.Há possibilidade de ir e voltar no mesmo dia???estamos pensando em diminuir um dia de Lausanne( o hotel ainda não foi pago, pois é Ibis), pegar o trem pra Zermatt, pegar o glacial ate st moritz, pernoitar e no outro dia ir pra Zurique pegar o avião de volta.O que vc acha???é vialvel????
Vc pode nos ajudar???
abç

Unknown disse...

Oi lamonato,

Como o passeio pelo Trem Glacial Express dura aproximadamente 7h, o ideal é passar a noite na cidade de destino. Seu roteiro me pareceu muito bom ;) A escolha das cidades "base" também foram boas. Vc vai poder conhecer o classico e o moderno da Suíça e ainda fazer um dos passeios mais lindos! :) Acho que sua idéia de pernoitar em St Moritz e no dia seguinte ir para Zurique muito boa. Abraços e boa viagem!

Monica amadeo Lamonato disse...

Brigadão Clarissa
Vamos mudar o roteiro e tirar um dia de Lausanne e fazer o trem glacial até st moritz.
Só estou com dificuldade de saber como comprar o glacial.Vc sabe me informar.
bjs

Unknown disse...

Oi Monica,

Vc pode comprar nestes sites:

1- http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-scenic-glacier-express

2 - http://www.raileurope.com.br/rail-products/swiss-packages/Glacier-Express-Tour,601

Abraços ;)

lamonato.ggm@terra.com.br disse...

oi Clarissa

Brigadão!!!
Achei na raileurope.
Agora o prob ta sendo a viagem de Lausanne para Zermatt.
tem um trem 6:25 que chega 9:20, e o glacier sai 10:00, vc acha que dá tempo???Estaremos com mala por causa do retorno.
bjs

Unknown disse...

Oi Lamonato,

Geralmente, os trens na Suíça não atrasam. Apenas confirme se os dois trens vão estar na mesa estação. Sugiro levar malas pequenas ou médias, porque fica mais prático ;)

Como você já vai estar com os tickets comprados, acho que dá tempo, sim.

Abraços.

lamonato.ggm@terra.com.br disse...

Valeu Clarissa!!
Estamos avaliando, pq vai ser corrido.Fico pensando se vale a pena, não pela viagem, que deve ser Maravilhosa, mas pela loucura, correria, acordar muuuito cedo com uma adolescente, sair correndo com malas, e com medo do horário, nada pode dar errado.Foi dificila achar hotel em St Moritz, o unico que tinha é afastado.Reservei mesmo assim, vamos avaliar e ver se não seria interessante fazer essa viagem em outra ocasião e conhecer a região de lausanne com mais calma.
tô na duvida, meu marido gostaria muito de ir, mas tb está com receio, apesar da pontualidade Suiça.e sem contar que no dia seguinte, pegamos o avião de volta pra SP.
Vamos avaliando, e vou nte incomadando com minahs perguntas,rrrrrrr.
Ainda vou te encher um pouquinho,m pq não fiz os roteiros de passeios por dia ainda.terei muitas duvidas.
bjs

Unknown disse...

Pode ficar a vontade para perguntar ;)

Ana disse...

Olá, Clarissa! Td bem?
Eu e meu namorado vamos para a Itália em abril/maio e estamos planejando fazer a rota Tirano/Chur em um dia e voltar no outro dia pela rota Chur/Tirano, pois realmente parece ser um passeio espetacular. Só fiquei pensando se, pelo fato de estarmos na primaveira, com o verão quase chegando, a rota não perde o seu charme, por não ter neve na paisagem... O que você acha? É melhor deixarmos para uma outra oportunidade, quando formos no inverno?
Outra coisa, será que vale a pena passar um dia inteiro em Chur, antes de fazer a rota de volta pra Itália? Tipo, fazer a rota Tirano/Chur numa terça, dormir de terça para quarta, quarta para quinta, e só então pegar a rota de volta para a Itália. Estamos muito em dúvida porque na internet não estamos encontrando muita informação sobre Chur e os nossos dias na Itália já estão corridos, então não queríamos "desperdiçar" nem um dia, sabe?
Obrigada pela atenção!

Unknown disse...

Olá Ana, Chur é uma pequena cidade. Vocês podem dormir apenas uma noite na cidade ou, se optar por dormir duas, conhecer algumas cidades vizinhas ;) As paisagens do Bernina express ficam lindas na primavera! ;) Durante o inverno, algumas rotas de trens não funcionam devido a neve. No inverso, sugiro fazer o Glacier express.
Abraços,

ROBERTA CRUZ BRAGA disse...

Oi Clarissa,
parabéns pelo blog, está fantástico.
Sairei de Veneza em direção a Suíça pra fazer dois passeios de trem: o Bernina e o Glacial. Só tenho dúvidas quanto às cidades de início dos mesmos. Vale a pena o trajeto de bus de Lugano a Tirano? Devo iniciar o Glacial em St. Moritz ou fazer o trajeto completo do Bernina (Lugano/CHur, sem passar por St. Moritz) e só em CHur, no dia seguinte, pegar o Glacial até Zermatt?
Seria maravilhosa a ajuda de vocês.
Abraços.

Unknown disse...

Clarissa,
Pretendo realizar a viagem no Bernina Express no final de maio. Porém quero ir de Lugano a Chur. Sei que o trecho Lugano-Tirano é feito de ônibus. Tive dificuldade em adquirir os bilhetes, pois a Raileurope não vende mais. E no site www.rhb.ch só dá para comprar com a antecedência máxima de 2 meses(talvez dê para efetuar a reserva). Outro complicador é a tal reserva de assento que é separada, bem como o trecho de ônibus. Help, please!! João Henrique Hollerbach(Florianópolis)jhfh1959@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Roberta,

Vamos ver se consigo ajudar, pois essa é uma decisão difícil ;)

Eu, Clarissa, não faria o trajeto de ônibus. Faria Tirano - Chur e no outro dia pegaria o Glacial express em Chur :)

Espero ter ajudado

Abraços e boa viagem!

Unknown disse...

Olá João Henrique.

Infelizmente o Raileurope não está mais vendendo passes para os trens cênicos. Ele só oferece o passe de trem para você viajar por toda a Suíça. Nesta modalidade, há desconto na compra e reserva do Bernina Express. Atualmente, para comprar, somente no site oficial do passeio: http://www.rhb.ch

Mais informações sobre o swiss pass:
http://portugues.eurail.com/enpt/countries/switzerland/benefits-in-switzerland

http://www.viagemeviagens.com/2010/09/swiss-pass-o-que-e-como-comprar-e-como.html

ROBERTA CRUZ BRAGA disse...

Oi pessoal,
estou com as mesmas dúvidas que o João. Acabei de fazer a reserva via site oficial do bernina, mas lá informa que a compra mesmo é só com 60 dias de antencedência. Paguei as taxas de reserva do trecho Tirano/Chur (de trem). Fiz a reserva do ônibus, mas apenas informei o número do cartão, dizem que é pra garantir.
Estou aguardando e-mail de confirmação.
O duro é que toda a viagem dependem destes roteiros e aí fico bem insegura antes de confirmar.
Outra coisa: vocês sabem a diferença entre 1a. e 2a. classe no Bernina e no Glacier?
No Glacier, tem opção de 1 prato do dia ou 3 pratos? Como é isto?
Vou sair de Chur no Glacier, p/ Zermatt. Neste, a reserva é só com 90 dias de antecedência.
Ô luta.
Abraços.
Roberta.

Unknown disse...

Oi Roberta,

Ainda não descobri um site confiável que venda estes passes no Brasil. Nos sites das empresas, é assim mesmo. tudo com antecedência! A 1ª classe costuma ser mais espaçosa, as janelas são maiores, com vista panorâmica e o serviço diferenciado ;)

Aline disse...

Olá Clarissa. Eu de novo comentando no seu blog.
Em Julho vou estar no norte da Italia, Bergamo. Aí to querendo ir pra Suiça e fazer o passeio de trem Bernina ( que pelo jeito é o mais bonito).
O que quero saber de vc? É melhor irmos de carro ate tiziano deixamos o carro lá e vamos até chur e dali passeamos por lá e voltamos ( não sei qual melhor forma) pegar o carro. Ou pensei vou até Tiziano de trem. Pego o cenico até Chur e de la ( aí vc me dá uma ideia) iriamos até Bern e Interlake ( que foram dois lugares que vc disse que vale a pena conhecer). De Chur tem trem para Bern? Eu queria ficar uns dois/tres dia na suiça. Achoq ue dá pra conhecer esses lugares.
Nesse locais eu estarei nos alpes?

Muito obrigada,
ALine

Unknown disse...

Oi Aline,
eu acho mais prático, fácil e bonito ir de trem. Deixa para alugar o trem para passear na Itália ;)
De Chur tem trem para Berna, mas não sei se tem direto. Talvez você precise falzer alguma parada para trocar de trem.
Nesse link: http://www.viagemeviagens.com/2010/09/como-andar-de-trem-na-suica.html
você pode chegar os horários de trem e se há trem direto. Em três diz dá para conhecer Berna e Interlaken. em Interlaken tem vários Alpes para visitação ;) Um deles é esse: http://www.viagemeviagens.com/2010/08/o-jungfraujoch-e-uma-das-atracoes.html

Espero ter ajudado;)

Aline disse...

Oi Clarissa. Muito obrigada pelas dicas. Vou pesquisar nos links indicados.
O trem Bernina eu posso pega-lo em qualquer direção, não? Tiziano-Chur ou Chur Tiziano?
Vc sabe se há trem de Bergamo/Milão até Tiziano?

Agradeço novamente.

Unknown disse...

Oi Aline. Pode ser em qualquer direção. Eu não sei te dizer se há trens diretos, mas provavelmente há algum com alguma conexão ;)

Marcelo disse...

Boa noite Clarissa,
Estarei viajando com minha família em julho para a Suiça e depois Itália(Veneza, Pisa, Florença e Roma), na Suiça gostaria de conhecer Zurich, Berna, Genebra, Lausanne e Lugano. Qual o roteiro que vc acha que seria melhor? Sendo que provavelmente farei o passeio de trem cênico de Bernina.
Marcelo.

Unknown disse...

Olá Marcelo.
Você pode fazer: Genebra, Lausanne, Berna, Zurique e Lugano. De Lugano, você pode pegar o Bernina ;)

Abraços ;)

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger