12 de julho de 2010

Veneza - Informações práticas

em 12 de julho de 2010 |
Piazza San Marco


Poucas cidades são capazes de inspirar sonhos em pessoas de tantos lugares. Veneza é uma das cidades símbolos do romantismo que continua a mesma desde a idade média: canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando pelas águas e palácios medievais formando um conjunto sem igual. 

Veneza é pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa - Lagoa de Veneza - a qual está separada do mar Adriático por um istmo. É um lugar para esquecer carros e ônibus - eles não circulam em Veneza – somente a pé, ou então no tradicional ônibus fluvial, o Vaporetto. 

Quando viajo, gosto de conhecer a cidade caminhando, só assim consigo sentir o clima da cidade e das pessoas que moram nela. Usei o Vaporetto apenas uma vez para ir a Lido, uma das ilhas de Veneza. Foi uma experiência um tanto curiosa. 

Veneza em épocas de alta temporada turística pode estar um pouco “movimentada em excesso”. Por isso, se sua visita for durante a alta temporada turística esteja pronto para dividir as ruas e canais de Veneza com milhares de outras pessoas, bem como estar disposto a pagar 20 euros por uma simples pizza margherita. 

Como não tinha outra opção, viajei para Veneza em Julho, ou seja, alta temporada turística. Neste primeiro tópico sobre Veneza, vou dar algumas dicas importantes para começar a entender Veneza e planejar a sua viagem, no próximo darei mais detalhes dos passeios ou pontos turísticos de Veneza. Enjoy!

1 - Hotel “bom, bonito e barato”: Hotel Alloggi Agli Artisti - http://www.agli-artisti-venezia.it/it/;

2 – Prefira hotéis perto da estação de trem (caso você chegue pela estação), andar pelas ruelas de Veneza com malas não é muito agradável. Ou, opte pelo transporte por Vaporettos caso escolha hotéis perto da Piazza de San Marco;

3 – Restaurantes pertos dos pontos turísticos são sempre mais caros. Caros mesmo!

4 – Na Riva degli Schiavoni há ótimos restaurantes e não tão caros, sugiro!

5- Nunca aceite a primeira proposta de um passeio de Gôndola. Tente conversar com o gondoleiro, na maioria das vezes, ele diminui muito o preço;

6 - Se optar por utilizar os Vaporettos, compre o passe-dia ou compre o passo unitário em terra. Se comprar no barco, poderá pagar quase o dobro!

7 – No verão, vá preparado com muito protetor solar e chapéus. Em Veneza tudo é possível!

Ok, Vocês devem estar se perguntando “Por que as dicas primeiro?” Porque acho que elas são a parte principal dos relatos, e são elas que irão deixar sua viagem gostasa e sem preocupações!

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger