3 de agosto de 2010

Série Brasil: Búzios

em 3 de agosto de 2010 |

Como já visitei vários lugares no Brasil, toda semana vou postar um texto sobre eles. Preciso deixar atualizada a sessão “Brasil” – este país maravilhoso que só nos damos conta quando moramos em outro.

Búzios está localizada na região dos Lagos, no litoral norte do Rio de Janeiro, e está entre as dez cidades mais procuradas pelos turistas. É uma península com cerca de oito quilômetros de extensão e mais de 20 praias, conseguindo misturar a rusticidade e o glamour à beleza natural. Búzios ficou conhecida internacionalmente quando, em uma antiga vila de pescadores, recebeu a visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964.

Comparada com outras cidades do Estado, a média de dias de sol por ano é cerca de duas vezes maior que a do Rio de Janeiro. Possui águas cristalinas e condições climáticas favoráveis para a prática de surfe, windsurfe, kitesurfe, iatismo e vôo livre. 

Há restaurantes representando as cozinhas japonesa, tailandesa, marroquina, francesa, italiana e muitas outras. No entanto, pratos à base de frutos do mar, como moquecas ou um simples peixe frito são os prediletos dos visitantes.

Para os turistas, o que não faltam são opções. O principal atrativo é passar algumas horas a bordo de uma escuna ou um barco em direção às principais praias e ilhas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Armação, Manguinhos, Tartaruga e Ossos. É impossível não conhecer todas as praias em uma primeira visita: minhas preferidas são as prainhas no diminutivo (Azedinha, Ferradurinha, João Fernandinho).

Porém, no extremo leste de Búzios fica a praia mais turística: João Fernandes. Freqüentada principalmente pelo turismo internacional e com movimentação o ano todo. Já a Praia de Geribá possui uma extensa faixa de areia, tornando-se o ponto de encontro dos jovens e o principal pico de Surf da cidade.

Uma das características marcantes da cidade é misturar o clima das praias durante o dia com a agitação dos bares, restaurantes e famosas casas noturnas (Privilège e Pacha) na Rua das Pedras durante a noite. A noite de Búzios é uma das mais procuradas. A Rua das Pedras possui lojas de renome e bares únicos como o Chez Michou. Logo no fim da Rua das Pedras é onde começa a famosa Orla Bardot. Entre a Orla e a Rua das Pedras está o pier do centro que durante o dia serve de porto para as escunas e taxis aquáticos, mas a noite vira ponto de encontro dos amantes do romantismo. Búzios é assim: consegue agradar a todos em todos os momentos.

Pôr-do-sol na Orla Bardot



Praia Azedinha



Praia Geribá



Praia Ferradurinha

2 Comentários:

Camila disse...

Lembro que passei em Búzios durante um cruzeiro que fiz. Foi só uma visita rápida, uma geral, sem dar tempo nem para um banho de mar. Fiquei encantada e um dia ainda volto pra mergulhar e comer daquelas ostras maravilhosas na beira da praia.

Laís Martinelli Comim disse...

Búzios deve ser lindo mesmo!!

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger