26 de setembro de 2010

Suíça: Informações Práticas

em 26 de setembro de 2010 |

Após muitas perguntas no blog, resolvi montar esse guia com informações práticas sobre a Suíça. São informações importantes, que de algum modo, espero ajudar a tornar a estátia na Suíça ainda melhor.

Quando ir

A melhor época para visitar a Suíça, depende da atividade que você pretende realizar. Durante o inverno (Dezembro a Fevereiro), os esportes de inverno, como o esqui, são os grandes atrativos. Há dezenas de estações de esqui na Suíça, principalmente na região das cidades de Interlaken, Adelboden, Zermatt e Gstaad. Acesse o site da MySwitzerland e obtenha maiores informações sobre as estações de esqui.

Durante o verão, o tempo fica mais quente na Suíça (Julho a Agosto). Está é uma ótima época para visitar as cidades. Grande parte das pessoas preferem visitar a Suíça durante a primavera e outono (o tempo está mais gelado, mas as cidades não estão lotadas de turistas). Essa é uma boa época para praticar caminhadas e ciclismo nas montanhas mais baixas. Durante a primavera, as cidades e as montanhas ficam tomadas por flores, uma visão maravilhosa! Esse período, somente as montanhas mais altas tem neve - como o Jungfraujoch (Top of Europe), a montanha mais alta da europa.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para estadias até 3 meses (apenas responder algumas perguntas como - motivo da visita ao país e quantos dias irá permanecer - no posto de imigração dos aeroportos na Suíça). Para estadias mais que 3 meses ou para estudos e/ou trabalho é necessário solicitar o visto no Consulado da Suíça no Brasil. Sugiro fazer a solicitação com antecedência, pois o visto demora de 2 a 4 meses para ser aprovado.

Horários de funcionamento

Museus e atrações turisticas abrem, geralmente, seis dias por semana (menos nas segundas-feiras). Lojas, supermercados, bancos, correios e informações turísticas abrem de segunda a sexta-feira das 8am - 6.30pm e nos sábados das 9am - 4pm. Porém, as lojas nas estações de trem, ficam abertas também nos domingos das 9am - 4pm. 

Os ônibus e trams funcionan das 5am até 12am (os tickets são comprados em máquinas que ficam nas paradas - caso o fiscal passar e você não estiver com o ticket, a multa é de 80 francos suíços)

Idiomas 

A Suíça tem 3 idiomas oficiais: Alemão (falado por grande pate da população), Francês e Italiano. Mas o inglês é falado pela maioria das pessoas. Na verdade, os suíços da parte Alemã falam Swiss-German (Suíço-Alemão), é como um dialeto - eles odeiam quando dizem isto! ;) O engraçado é que de uma parte para outra do país, assim como o idioma muda, muda-se a arquitetura, as placas nas ruas, o jeito das pessoas... 

Horários

A Suíça está a mais 4 horas do Greenwich Mean Time (GMT) ou seja, é 4 horas a mais do que no Brasil. No verão, a Suíça adora o horário de verão,  ficando a 5 horas a mais do que no Brasil. 

Eletricidade

A corrente elétrica na Suíça é 220v, mas as tomadas são de três pontos redondos. Então, sempre leve um adaptador universal. 

Sites Informativos 
- Tourism;
- Museums;
- Arts and Culture.

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger