24 de setembro de 2010

Swiss Pass: O que é, como comprar e como usar

em 24 de setembro de 2010 |
Para facilitar a vida dos turistas que visitam a Suíça, a Swiss travel System dispoilizou alguns tipos de passes. O mais tradicional é o Swiss Pass. Com este passe você terá acesso a trens, barcos, ônibus e trams (por um valor fixo) por um período de tempo estimado. Existem duas categorias de passes:

- Para dias consecutivos de viagem: 4 dias, 8 dias, 15 dias, 22 dias ou 1 mês de viagens ilimitadas;
- Para 3, 4, 5 ou 6 dias de viagem dentro de 1 mês.

O Swiss Pass também oferece Bonus especiais de viagem como:

- 50% de desconto em teleféricos e trens de montanha não incluídos nos passes do Swiss travel System;
- O Swiss Pass é válidos como um Swiss Museum Pass e oferecem entrada grátis a mais de 450 museus e exposições na Suíça;
- Transporte público grátis em 38 cidades suíças. 
- City Tours guiados: Basel (50% de desconto), Berna (20% de desconto), Genebra (20% de desconto), Lausanne (20% de desconto), Lucerna (20% de desconto), Schaffhausen (50% de desconto), Zurique (50% de desconto)

Você pode comprar o passe direto no site da Raileurope ou em qualquer estação de trem na Suíça. Se você optar por comprar pela internet, deverá ser com antecedência pois o ticket é enviado por correio. Também é necessário pagar uma taxa para o envio e outra taxa para reserva dos trens (tanto para quem comprar pela internet quanto na estação de trem).

As reservas podem ser feitas direto no site da Raileurope ou na estação de trem na Suíça. Na estação de trem basta mostrar o Swiss Pass e falar que quer reservar assento no trem.

Quando você reservar os trens, são emitidos bilhetes que devem ser apresentados juntos com o seu Swiss Pass e o passaporte.

Brasileiros que moram menos de 6 meses na Suíça também podem comprar este passe.

Lembre-se: Sempre esteja com seu passaporte em mãos!

Os preços do Swiss Pass (Raileurope) estão listados abaixo (1ª e 2ª classe):

 

16 Comentários:

Anônimo disse...

Vc acha que vale a pena mesmo comprar esse pass?
Não fica mais barato comprar os tickets de trem aí não?
Achei tão carinho!
Ab,
Cinthia.

Unknown disse...

Oi Cinthia,

Ele é bom para quem pretende viajar entre as cidades de longa distância ;)
Se for cidades próximas, o ticket avulso é melhor. Abraços

Danniel Ramos disse...

Oi, Clarissa.
Muito bom ter achado seu site. Eu e minha noiva estamos planejando passar a lua de mel na Suíça, no fim de setembro. Estamos com dificuldade em achar uma agência especializada, mas também não estamos muito confiantes em preparar tudo sozinhos.
No início, queria escolher umas 3 ou 4 cidades como base. E os lugares que queríamos visitar eram o Jungfrau, o Titlis, e fazer as viagens do Glacier e do Bernina. Então, depois de ver alguns pacotes prontos, montei o seguinte roteiro:
Dia 1) BH - Genebra
Dia 2) Genebra
Dia 3) Genebra - Montreux
Dia 4) Montreux (com Trem do Chocolate)
Dia 5) Montreux - Interlaken (reserva no GoldenPass Panoramic BLS)
Dia 6) Interlaken (passeio ao Jungfraujoch)
Dia 7) Interlaken - Zermatt
Dia 8) Zermatt
Dia 9) Zermatt - St. Moritz (reserva no Glacier Express)
Dia 10) St. Moritz
Dia 11) St. Moritz - Lugano (reserva no Bernina Express)
Dia 12) Lugano
Dia 13) Lugano - Lucerna (reserva no Wiliam Tell Express)
Dia 14) Lucerna (passeio ao Mount Titlis)
Dia 15) Lucerna - Zurique
Dia 16) Zurique
Dia 17) Zurique - BH
Vi que o Swiss Pass está em promoção até 13/04, por isso tenho que resolver logo.
O que vc acha? Será que damos conta de comprar tudo por nossa conta e fazer as reservas para os trens? Será que não dá pra diminuir o número de cidades pra não ter que ficar mudando muito de hotel, e aí faríamos passeios com ida e volta no mesmo dia?
Vou procurar no seu site mais informações nesse fim de semana, mas agradeço se puder ajudar com algumas dicas.
Obrigado.

Unknown disse...

Oi Daniel.

Que bom que você optou por ficar apenas na Suíça! Muitas pessoas acham que, por a Suíça ser um país pequeno, não há muito o que fazer. Pelo contrário: há muitas opções ;)

Eu incluiria Berna (capital da Suíça). É uma cidade linda e você consegue conhecê-la em 1 dia. Você também pode optar em ficar mais tempo nas cidades em vez de ficar trocando de hoteis. Montreux é pequena e você consegue fazer bate e volta e conhecê-la em 1 dia também.

O passe de trem é uma ótima opção e vocês conseguem comprar e reservar tudo ;) É muito fácil ;)

lfliska disse...

OI CLARISSA, TD OTIMO? PRECISO POR GENTILEZA DE SUA AJUDA, EU E MINHA ESPOSA CHEGAMOS EM GENEBRA DIA 04/07/2011,LI SEU RELATO SOBRE O SWISS PASS MAS ACHEI CARO HJ ESTA CUSTANDO P/ 15 DIAS R$ 661,00 P/ PESSOA NA 2ª CLASSE, QUE VC ACHA SE EU ALUGAR UM CARRO Q CUSTA U$ 713 OU
R$1.140 POR 14 DIAS, TEREI MAS MOBILIDADE E N TEREI Q CUMPRIR HORARIOS DE TREM, OBRIGADO PELA ATENÇÃO, PARABENS PELO BLOG E OTIMAS VIAGENS,
LUIZ FILIPE LISKA E RIVANE LISKA.

Unknown disse...

Olá Luiz.
Com o carro, você terá mais mobilidade. Sem dúvidas. O ruim, é que para visitar os centros históricos das cidades, você terá que estacionar longe delas. A maioria dos centros históricos não permitem carros. Com o trem, você terá oportunidade de ver paisagens incríveis! ;) Os dois são boas opções. É difícil escolher. Veja qual a melhor opção para duas pessoas. Talvez, o mais econômico ainda seja o carro. Verifique também se os hotéis que você irá ficar, permitem carros. Boa viagem!

Abraços,

Anônimo disse...

Olá, Clarissa, tudo bem?
Eu e minha mulher vamos passar 11 dias na Suíça em Outubro, chegando em Genebra no dia 17, indo para Interlaken no dia 19, ficando por 3 dias, depois Zermatt (2 dias), St Moritz e Lucerne (Mt. Titlis) e fechando em Zurich.
Vamos comprar o Swiss Pass mas tenho uma dúvida, ou melhor duas:
1) vale comprar primeira classe? Qual a diferença?
2) não entendi bem a questão das reservas... Que trechos devem ser reservados e com quanta antecedência? Reservo aqui do Brasil mesmo, imprimo e levo? Desculpe, mas ficamos em dúvida.
Agradecemos se você puder nos ajudar. :-)
Muito obrigado, desde já.
Claudio e Renata

Unknown disse...

Olá Claudio e Renata.
A primeira classe tem mais espaço entre as poltronas e os assentos são mais confortáveis. alguns trens possuem vista panorâmica na primeira classe e até serviço de lanches. Você pode fazer as reservas direto no site onde você comprou o passe bem como imprimir e levar os comprovantes. Pode também deixar para reservar tudo quando chegar lá. É só ir a uma estação de trem e o responsável reserva-ra tudo para você.

;)
Abraços,

Anônimo disse...

Clarissa,

Riquissimo este seu blog, meus parabens. Se tivesse encontrado antes, teria ficado mais dias na Suiça. Vou passar 5 dias por aí com minha esposa e duas filhas , de 11 e 8 anos. Alugarei um carro. Meu plano é:
Dia 1: chegamos, seguirei passo a passo suas recomendações de Genebra
Dia 2: pego o carro, vou para LAusenne, depois Montreux. Durmo em Berna. Que te parece, muito pesado?
Dia 3: Manha em Berna, saímos para Zurique. Fica apertado se passarmos algumas horas em Lucerna? Dormimos em Zurique...
Dia 4: Saimos cedo de Zurique. Dormimos em Interlaken. Queria fazer aquele passei de trem pelas montanhas e museu do gelo....
Dia 5: Interlaken de manha, vamos pra Genebra e partimos deste país maravilho.

Vc nos daria alguma dica adicional?

Cordial abraço,

Marcus

Unknown disse...

Olá Marcus,

Para você não perder tantos dias na estrada, você poderia chegar em Genebra e partir por Zurique. Então, você faria o roteiro: Genebra (carro em Lausanne e Montreux), Interlaken (montanhas), Berna, Lucerna e Zurique. Berna e Lucerna você precisa reservar umas 5h para visitar a cidade ;)

Abraços ;)

Anônimo disse...

Ola Clarissa! muito legal este blog.
Temos um roteiro para ser feito de trem, gostariamos de dicas sua. Tipo, se fica pesado/corrido e se terá locais que nao mereçam tanta demora. E nesse caso, vale mais a pena o trem avulso ou o pass???
Ou vc indicaria uma melhor forma de montar este roteiro. A unica coisa que temos é a chegada em Genebra e volta por Roma. Somos 3 adultos e 1 adolescente 12 anos.
Obrigada

Janeiro/2012
14-Genebra - Berna
15- Berna
16- Berna - Interlaken
17- Interlaken
18- Interlaken - Zurique
19- Zurique
20- Zurique - Lucern - Zurique
21- Zurique - Veneza
22- Veneza
23- Veneza - Florença
24- Florença
25- Florença/Pisa/Florença
25- Florença - Roma
27- Roma
28- Roma / Sao Paulo a noite

Unknown disse...

Olá ;)

Você pode comprar o Europass. Fica muito mais prático e barato! Quanto ao roteiro: surigo fazer na ordem: Genebra - Interlaken - Berna - Lucerna e Zurique. Você perderá menos tempo nos trens e nos deslocamentos ;)

Quanto ao tempo em cada lugar, acho pouco tempo para conhecer Roma. Você poderia diminuir o número de lugares e aproveitar mais o tempo em algumas ;)

Espero ter ajudado.
Abraços ;)

silversff disse...

Obrigada pela resposta Clarissa, gostariamos ainda de saber um pouco mais, please...
Vc sabe se tem um trem direto de Zurique para Veneza? ou qual seria o caminho mais rapido para ir de Zurique a Veneza? Quanto a Roma, ja ficamos la em Janeiro deste ano, entao estamos repetindo o lugar. E ainda, fazendo como exemplo o roteiro acima, e comprando o pass para 3 paises, saberia dizer qual o numero de dias seria o ideal? tipo, 8 dias em 2 meses? e o site seria este mesmo => http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-passes/select-pass/3-countries

Obrigada - Cynthia

Aline disse...

Clarissa,
Vi que vc respondeu o topico de cima a respeito do europass. Com esse passe eu consigo andar em todos os trens da Suiça? Pois tambem estou indo para esses dois países, e queria comprar um passe que desse para me locomover na Suiça e depois ir para Italia.
Obrigada e parabéns pelo lindo blog!!!

Unknown disse...

Aline,

Você pode utilizar o europass para andar de trem nos dois países sem problemas. Você precisara apenas comprar o passe para dois países.

Espero ter ajudado.
Abraços ;)

Unknown disse...

Cynthia,

Neste link: http://fahrplan.sbb.ch/bin/query.exe/en?
Você verá que não ha trens diretos. Você terá que fazer uma parada (provavelmente em Milão para trocar de trem.

Os dias do passe corresponde aos dias que você viajará de trem, então acredito que 8 dias será suficiente.

O site e este mesmo :)

Espero ter ajudado.
Abraços ;)

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger