1 de outubro de 2010

8 meses morando na Suíça

em 1 de outubro de 2010 |
Estou completando 8 meses morando em Berna (Suíça) e já estou voltando ao Brasil em 15 dias. Depois de todo esse tempo, posso falar algumas coisas interessantes que vivi aqui - foi uma aventura e tanto! Quer saber como tudo começou?

Em setembro de 2009, vim a Berna fazer um curso de histopatologia e morte neuronal no Laboratório de Doenças Infecciosas da Universidade de Berna. Fiquei uma semana com tudo pago (20 pessoas do mundo todo foram escolhidas para fazer o curso). Quando retornei ao Brasil, fiz um pedido ao CNPq - Governo Federal, para fazer parte da minha tese de doutorado nesse mesmo laboratório. E não é que foi aprovada! ;)

Curso de Histopatologia
Em março deste ano me mudei para Berna! Não falo alemão ou suiço-alemão (o dialeto que falam por aqui), mas todos falam inglês, então não tive dificuldades. Claro, as pessoas só falam inglês quando falam comigo. No começo tive um pouco de dificuldade em me enturmar, mas depois me acostumei.  

No começo foi dificil, achei os suíços "fechados", complicado para fazer amizade. Mas depois foi indo, indo e acabei fazendo ótimos amigos! Amigos para vida toda! Tirando essa parte de amizades, os suíços são muito educados e gentis, sempre! Tamém conheci pessoas do mundo todo ;)


O pessoal da universidade foi um amor comigo. Me ajudaram nos estudos, nos experimentos científicos, a conseguir um lugar para morar e tudo que precisei durante esses 8 meses.

Grupo do Professor Stephen Leib
Estudar fora do Brasil é um privilégio! Ainda mais com bolsa do CNPq. Aprendi coisas novas, treinei meu inglês, viajei pela Europa e pela Suíça nos finais de semana, conheci culturas diferentes... Foi tudo maravilhoso :)

Aqui a vida é simples e gostosa. As pessoas andam de bicicleta o tempo todo, há coleta seletiva de lixo, as ruas são limpas e principalmente - SEGURAS!

Bicicletas
Bicicletas com crianças
Coleta seletiva de lixo
Vou sentir falta do frio do inverno, dos sorvetes do verão, do café quente no final do dia, dos passeios pela cidade nos sábados, dos almoços e jantares com os amigos, de não entender nada de alemão... Quer um conselho? Viaje! Estude fora! Faça cursos em outros países! 

Mas a vida continua! E que venha o Brasil e novas viagens pelo mundo! :D
 
A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original 
(Albert Einstein)

5 Comentários:

Carina-Senzatia disse...

Com certeza, uma experiencia destas se carrega pro resto da vida. Parabéns por ter aguentado firme(porque os primeiros meses sao sempre os mais difíceis) e por ter vivenciado tanta coisa bacana e ter partilhado com tanta gente via blog e twitter. :)
Que a vida te traga sempre muitas oportunidades como esta. ;)
Bom retorno ao Brasil!

Unknown disse...

Obrigada Carina! Foi tudo maravilhoso! É um sentimento estranho voltar...pois quero ficar também ;) Mas foi tudo muito importante pra mim! Um crescimento e tanto! :)

Unknown disse...

Morar e estudar fora deixa de ser somente uma experiência de estudos para ser uma experiência de vida, por causa de todas as coisas que você vê, por todas as situações que você passa, por todas as sensações que você tem e por tudo que acontece.
Sua visão de mundo se amplia....
Infelizmente o nosso país ainda deixa a desejar em muitos aspectos, em relação a educação, segurança e oportunidades.
Bom, mas a vida continua
Parabéns por todas vitórias, boa sorte na volta para o Brasil e que venham mais e mais desafios!
Beijokas

Unknown disse...

Obrigada! Foi uma linda e maravilhosa experiência ;D E que venha o Brasil! Abraços

Unknown disse...

É complicado no início, mas depois você percebe que o Brasil também é um país maravilhoso!

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger