18 de novembro de 2010

Florianópolis, SC: A Ilha da Magia por Gisela

em 18 de novembro de 2010 |
A Gisela do Blog Ambiente Eco Sustentável, passou o feriadão em Florianópolis, Santa Catarina. Engenheira Ambiental, convidei-a para escreveu um post para o Viagem e Viagens relatando seu passeio pela Ilha da Magia!

Natureza  Preservada

A capital Florianópolis, ilha de Santa Catarina, é conhecida pela beleza de suas praias sendo o destino escolhido de visitantes de todas as partes do mundo. É impossível não ficar encantado com as paisagens que a natureza proporciona nesta região. No ultimo final de semana visitei algumas praias, é uma experiência que faz perceber  ao vivo a importância da preservação da natureza. 



Praia de Canasvieiras 

Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, a praia com pouco mais de 2 km de comprimento e com a Ilha do Francês logo em frente e por sua beleza natural e completa infra-estrutura é um dos principais pólos balneários do Sul do Brasil. 



Praia da Armação

Com ares de pequena aldeia, a praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha, convivendo com o fluxo turístico.


Praia do Forte

Localizada entre as praias de Jurerê Interncaional e Daniela, o acesso ao local é feito através de uma estrada íngreme e estreita a partir de Jurerê Internacional. Na beira da praia há bares e restaurantes especializados em frutos do mar, sendo uma boa opção para quem gosta de saborear alguns petiscos e passar um dia agradável.



Praia da Daniela

Com três quilômetros de extensão, Daniela é uma praia tipicamente calma, sem ondas e com areias finas. Banhada pelas águas mornas da Baía Norte e com uma larga faixa de areia.



Ilha do Campeche

Conhecida como o Caribe de SC, a ilha do Campeche foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1940, possui um rico ecossistema, é formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica e possui uma única praia com areia fina e extremamente clara e o mar de coloração verde e de poucas ondas. O acesso é a partir da praia da Armação, com travessia por barcos de pescadores.



Ponto negativo: Nas visitas notei a falta uma ação de educação ambiental com os turistas, informativos ou dicas de como aproveitar a praia valorizando a natureza. E também, muitas construções irregulares visando atender o fluxo de turistas.

Ponto Positivo: Voltei a Ilha do Campeche onde estive pela primeira vez há uns 13 anos atrás, e a ilha continua igual, a praia, construções (apenas 2 casinha de madeira usadas como restaurantes) e as trilhas ecológicas.

Espero que quando voltar, seja daqui 2, 5 ou 10 anos encontre essas praias ainda como paraísos naturais e áreas de preservação.

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger