3 de janeiro de 2011

Rota da Gastronomia Italiana em Santa Catarina

em 3 de janeiro de 2011 |

O sul de Santa Catarina é conhecido pela excelente gastronomia italiana. Tudo porque, a região foi primeiramente colonizada por italianos. A cidade de Nova Veneza, no sul de Santa Catarina foi eleita a Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana. Como uma boa italiana (sim! com identidade, passaporte e tudo mais!), adoro a cultura e a comida italiana. Então, nesta série sobre a Rota da Gastronomia Italiana, vamos começar contanto um pouco sobre a cidade de Nova Veneza e, em seguida, sobre os restaurantes ;) 




Nova Veneza fica a aproximadamente 18km de Criciúma, no sul de Santa Catarina. É rodeada por montanhas com belas paisagens e, com sua arquitetura e costumos típicos italianos, foi considerada pelo governo estatual Capital da Gastronomia Típica Italiana.

A primeira parada para quem quer conhecer a cidade, é o Santuário do Caravággio. A imagem da Santa foi trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região, dando o nome ao distrito: Caravaggio. Nossa Senhora do Caravaggio é hoje um símbolo da religiosidade católica na região.

Seguindo em direção ao centro da cidade, há um portifólio sintetizando a presença da italianidade trazida pelo  colonizadores atravéz da arquitetura em pedra basalto, popularmente chamada de "pedra de ferro", abundando do município e muito utilizada nas primeiras edificações da colonização. O leão (Leão de São Marcos), que está ao alto, significa a república de  Veneza - Itália; o caldeirão de ferro representa o esforço dos colonizadores.


Logo após o portifólio, está o Monumento ao Imigrande Italiano. Ele dá as boas vindas aos visitantes.


Chegando ao centro da cidade, há a Igreja Matriz de São Marcos. De estilo eclético. predominam em suas linhas elemntos arquitetônicos de identidade romantica.


Ao lado da Igrejá, há o Museu do Imigrante. 





Ainda no centro da cidade, há uma praça super charmosa! Há uma roda D´água que representa o principal gerador de energia motora e também uma homenagem às famílias colonizadoras do município. Aaa! o nome da minha família - Martinelli está lá ;)





Outra atração é a Gôndola, doação da cidade de Veneza, na Itália. É a 4º fora de Veneza.


Um pouco mais afastado (3km do centro da cidade), existe o Sítio das Casas de Pedra. Elas foram construídas em 1891 e restauradas em outubro de 2002. São consideradas Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina. Foram construídas utilizando pedras basálticas da região.





Gostou da cidade? Nos próximos posts vamos conhecer os famosos restaurantes italianos! :)

Viagem e Viagens no Twitter (@viagemeviagens)
Viagem e Viagens no Facebook

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger