28 de junho de 2011

Bairro de Belém | Lisboa

em 28 de junho de 2011 |

O bairro de Belém é um dos bairros mais clássicos de Lisboa. Belém fica a aproximadamente 6 km do centro. Inicialmente, era um lugar habitado irregularmente com uma praia bastante segura para os navios atracarem.

Com o passar do tempo, alguns habitantes foram oferecendo serviços aos marinheiros, e estes, deixaram de ir até o centro de Lisboa, permanecendo em Belém - ou Restelo, como se chamava naquela época.

Entretanto, uma revolução chamada "Era dos Descobrimentos Portugueses" levou Restelo a prosperar intensamente. O Rei D. Manuel construiu uma torre para proteger o lugar - Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. Neste período, Rastelo passa a se chamar Belém. Na verdade o nome do bairro é Santa Maria de Belém - Homenagem à Virgem Maria.

Ponte 25 de Abril - Belém, Lisboa - Portugal

Belém, Lisboa - Portugal

Belém, Lisboa - Portugal

Foi em Belém que em 9 de março de 1500, D. Pedro Alvares Cabral partiu para encontrar um novo caminho às Índicas - e acabou descobrindo o Brasil! ;)

Belém, Lisboa - Portugal

Belém, Lisboa - Portugal

Você pode dedicar uma tarde inteira a essa bairro! Há muito o que ver e visitar: a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos (dois Patrimônios Mundiais da Humanidade), o Padrão dos Descobrimentos, o Museu Nacional dos Coches (carruagens), Centro Cultural Belém, Museu Nacional de Arquitetura e, claro, experimentar os tão famosos e deliciosos Pastéis de Belém ;)

Minteiro dos Jerônimos - Belém, Lisboa - Portugal

Pastéis de Belém - Belém, Lisboa - Portugal

Padrão do Descobrimento - Belém, Lisboa - Portugal

Padrão do Descobrimento - Belém, Lisboa - Portugal

Você pode fazer tudo a pé para apreciar tudo com calma ;)

O jeito mais fácil para chegar ao Bairro de Belém é através do elétrico 15 que sai da Praça do Comercio ou no Cais do Sondré. O valor é 1.50 euros se pago diretamente no ônibus (somente com moedas pois é uma máquina). Chegando em Belém é fácil: todas as paradas recebem os nomes nos monumentos próximos - o primeiro é do Museu Nacional dos Coches e a última, a Torre de Belém.

Fiz um mapa para facilitar o passeio (clicando aqui o mapa ficará interativo)


Legenda:
1. Torre de Belém
4. Padrão do Descobrimento

Enjoy! ;)

2 Comentários:

Caroline Alves disse...

A Ponte chama-se 25 de Abril. :-)

Unknown disse...

Obrigada Caroline, já vou arrumar ;D

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger