6 de julho de 2011

Convento dos Capuchos | Sintra

em 6 de julho de 2011 |

Domingo passado, fui à Sintra com meus colegas da Universidade de Lisboa (adoro eles! Você também Jorge!). Ficamos o dia todo e não conseguimos nem ver a metade do que a cidade oferece. Meus colegas portugueses, em especial meu colega Jorge, preparou um super roteiro em Sintra que começou com a visita ao Convento dos Capuchos.


O Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, também conhecido como "Convento dos Capuchos" ou "Convento da Cortiça", foi construído em 1560. Uma das características mais marcantes é a extrema pobreza da construção - lembrando muito o ideal de fraternidade e irmandade universal dos frades franciscanos que a habitavam.








O convento foi mandado ser construído por D. Álvaro de Castro e permaneceu habitado até 1834 - data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Em 1873, o local foi adquirido pelo Estado Português e em 1995 a UNESCO classificou  a Serra de Sintra - local onde se localiza o Convento, como Paisagem Cultural - Patrimônio da Humanidade.


A visita dura aproximadamente 2 horas. Infelizmente não se pode tirar fotos no interior do convento. Mas, você poderá conhecer todos os locais da construção, inclusive o Claustro (jardim interno), Porta da Morte (entrada para a "nova vida" do Convento", cozinha, quartos, enfermaria, dormitórios....


O local é todo revestido com cortiça e é surpreendentemente diferente: pequeno e nada confortável. No local moravam 8 frades que se revesavam em: 8 horas para dormir, 8 horas para rezar, 8 horas para contato com a natureza e atividades. Os frades dormiam no interior do convento em quartos muito pequenos. Já os novatos, dormiam em quantos fora do convento para "estarem a vontade para irem embora" caso desistissem da conversão religiosa.

Se estiver em Sinta, não deixe de conhecer este lugar. Ele é único: a sensação de estar lá...

Para chegar é fácil: basta clicar aqui e escolher sua opção!

O ticket custa 5 euros

Horários:
09h30 às 20h00 - última entrada às 19h00 - Alta temporada (1 de abril a 15 de outubro)
10h00 às 18h00 - última entrada ás 17h00 - Baixa Temporada


1 Comentário:

deisoca disse...

Que legal! Ainda não conheço Portugal.

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger