2 de agosto de 2011

Como andar de trem na Itália

em 2 de agosto de 2011 |

É muito simples. Na Itália, quem opera o sistema de trem é a Trenitalia. A Trenitalia tem a frota de trens rápidos conhecidos como La Freccia - os trens de alta velocidade. Mas, também tem alguns trens muito debilitados que fazem as linhas regionais.

Os trens da linha La Freccia fazem as linhas entre as principais cidades: Milão - Florença - Roma - Veneza entre outras. Eles tem três categorias dependendo da velocidade. Além se serem mais rápidos são mais confortáveis e os lugares (vagões e assentos) são marcados na hora na compra dos bilhetes.

Os trens tem primeira e segunda classe: a diferença entre elas está no conforto - a primeira classe tem mais espaço entre as poltronas, poltronas maiores e serviço de bordo (depende do trem - ver disponibilidade de serviço na hora da compra do bilhete) e vista panorâmica (também depende do trem e da viagem) e claro, no valor - a primeira classe é quase o dobro da primeira. Eu costumo viajar de segunda classe, que é muito boa também :)

Segunda Classe - Trem da Linha La Fleccia

Segunda Classe - Trem da Linha La Fleccia

Segunda Classe - Trem da Linha La Fleccia

As estações de trem geralmente estão nos centros das cidades, fácil de se localizar e se locomover. Também são bem amplas e fáceis.



Em cada plataforma, há monitores informando o horário da saída do trem e os destinos. Para saber qual plataforma é a sua, na chegada a estação de trem, haverá um painel com todos os horários, destino e as respectivas plataformas.



Você pode comprar os tickets pela internet no site da Trenitalia (em inglês e italiano) bem facilmente ou nas estações de trem. Nas estações de trem há guichês e maquinas. Tudo simples e prático.

Dica: Quando você comprar bilhetes sem reserva de lugar é preciso validar o cartão em máquinas amarelas que estão dispostas no começo de cada plataforma. É necessário porque o bilhete é válido por cinco dias após a emissão. Se caso o fiscal passar e você não tiver validade, ganhará uma multa de 5 euros.

Fique sempre com seu ticket por perto, pois os fiscais sempre passam para conferir!

As "maquinas amarelas" para validar o ticket

Máquinas rápidas para comprar tikets

Os trens tem bares para compra de lanches rápidos e são equipados com ar condicionado. Os horários dos trens são regulares então sempre há muitos horários para muitos destinos e são super pontuais!

Durante o verão italiano e em datas festivas, como o fluxo é muito intenso, não deixe para comprar seu ticket em cima da hora! Geralmente os trens ficam cheios rapidinho.

Outra dica: Fique esperto, pois talvez o seu destino não seja o destino final do trem, e muitas vezes, as paradas não são avisadas - principalmente em alguns trens regionais.

Boa viagem!

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger