29 de agosto de 2011

Piazza della Signoria | Florença

em 29 de agosto de 2011 |

A Piazza della Signoria é uma das minhas preferidas em Florença. Ela e o Palazzo Vecchio estiveram no centro da vida política e social da cidade durante anos! As estátuas da Piazza (a maioria são cópias) relatam os principais acontecimentos históricos de Florença.





Após muitos acontecimentos constrangedores para o governo, por volta de 1500, os duques e lordes enriqueceram a praça com obras de arte, constituindo assim, um museu ao ar livre.

Há muito para ver na Piazza della Signoria: Palazzo Vecchio (residência dos duques), Loggia della Signoria o dei Lanzi (onde haviam esculturas como Perseo de Cellini e Hercules com o centauro Nessus de Giambologna), Tribunale della Mercanzia, Palazzo Uguccioni, Palazzo delle Assicurazioni Generali, Fontana de Netuno, Estátua de Hércules e Caco, Estátua de David de Michelangelo (para mim, era o mais especial!), Galleria degli Uffizi entre outros...

Palazzo Vecchio

Abaixo, está a foto da entrada do Palazzo Vecchio. A direita está Hércules e Caco, escultura de Baccio Bandinelli. E ao lado esquerdo uma réplica da obra mais famosa de Michelangelo: David. A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galleria dell'Accademia, em Florença.

A entrada principal do Palazzo Vecchio.
Outra obra que chama muito a atenção, é a Fonte de Neptuno, obra de Bartolomeo Ammannati. No início, ela pretendia destacar a vocação marítima de Florença. Mas acabou chamando mais atenção porque foi o primeiro nú exposto naquela praça.

Fonte de Neptuno
Outra réplica de uma escultura famosa é o Perseu de Cellini, que mostra o momento em que o herói levanta a cabeça de Medusa.

Perseu de Cellini
 
Esta obra está no chamado Loggia dos Lanzi. É uma espécie de  terraço com onde abriga algumas esculturas. Inicialmente, foi criado para as cerimônias florentinas. 

Loggia dos Lanzi
A Piazza della Signoria é um dos únicos museus de Florença onde é permitido tirar fotografias! ;) Não deixe de visitá-la!

Quer saber mais sobre Florença? Clique aqui e se apaixone

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger