15 de julho de 2010

Turistando em Roma

em 15 de julho de 2010 |

Roma é uma cidade linda, rica em termos culturais e de valor histórico inestimável - tem quase três mil anos e a todo o momento nos leva ao passado. É uma das melhores cidades turísticas do mundo. No centro histórico, os locais turísticos são próximos uns aos outros e, na maior parte, fáceis de conhecer a pé (Mas também há metros super perto dos pontos!). Algumas partes do centro histórico foram adaptadas para receber pedestres, além disso, há ônibus, tram e vários quiosques de informações turísticas. Roma é simplesmente maravilhosa e, para conhecê-la bem é necessário no mínimo 3 dias de muita caminhada! Para ajudá-los a entender Roma, listei alguns dos principais pontos históricos (Leia antes algumas dicas práticas aqui). Enjoy!

Castel Sant’Angelo


Também conhecido como Mausoléu de Adriano, já foi usada como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Foi construído às margens do rio Tevere, a partir do ano 139, e tem este nome porque, no ano 590 um anjo surgiu no prédio, para anunciar que a peste que atacava Roma logo acabaria. De seu terraço superior, tem-se a vista do rio Tevere, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Dica: O Castel Sant'Angelo é fechado às segundas-feiras.

Fórum Romano e Palatino



É um dos lugares mais emocionantes da cidade, pois são as ruínas da Roma antiga. Era o centro comercial, religioso e político da Roma Imperial. Fórum Romano, Arco de Setimus Severus, Curia, Casa das Vestais, Templo de Castor e Pollux, Arco de Titus, Palatino, Arco de Constantino, Templo de Vênus e de Roma, Mercado de Trajano, Forum de Augustus, Templo de Fortuna Virilis, Porta Maggiore, Circus Maximus, só para citar alguns, formam uma sucessão de monumentos maravilhosos, que nos dão vontade de voltar no tempo para ver a grandeza desta cidade.
Dica: O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Coliseu. Sugiro comprar o ticket neste lugar, pois a fila é menor e de quebra, vcoê ainda pode visitar o Coliseo sem fila!

Horário de Funcionamento: 9:00 ás 17:00

Coliseu



Coliseu é, de todos os lugares históricos de Roma, o mais conhecido. Neste local muitos cristãos foram lançados às feras. Sua construção foi iniciada pelo imperador Vespasiano no ano 72, sendo inaugurados oito anos depois. Infelizmente, com o passar do tempo, parte do prédio foi derrubado por terremotos, e diversos outros trechos foram desmontados para que suas pedras fossem aproveitadas em outras construções da cidade.

Horário de Funcionamento: 9:00 ás 17:00

Circo Máximo

Arena muito antiga usada para jogos e entretenimento pelos reis. Depois do século II a.C., começou a ser utilizada também para festivais, corridas de bigas, batalhas navais, combates entre gladiadores, martírios de cristãos e chegou a ter capacidade para até 250.000 espectadores.


Piazza Di Spagna



A Piazza Di Spagna é um dos locais mais conhecidos de Roma. A vista que se tem do alto destas escadarias é uma das melhores da cidade. Este é um local tradicional de encontro que costuma reunir as pessoas em torno da Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho. A igreja do topo, Trinità dei Monte, foi construída em 1495, e contém muitas obras de arte. Uma das ruas mais elegantes de Roma, a Via Condotti, fica perto dessa praça. Outro passeio interessante é caminhar pela Via del Corso, uma das mais movimentadas de Roma, que segue desde o Vittoriano até a Piazza del Popollo.

Piazza Navona



No centro desta praça está a Fontana dei Quattro Fiumi, um dos pontos mais agradáveis e românticos de Roma. Na Roma Imperial era usada para corridas de cavalos, ou inundada para a realização de batalhas navais. Nesta praça ficam as fontes - fontanas - de Fiumi, Moro e Nettuno.

Monumento a Vitorio Emmanule e Piazza Venezia


É uma das mais famosas praças romanas, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II - construído entre 1885 e 1911 - onde abriga o corpo de um Milite Ignoto (soldado desconhecido) da Primeira Guerra Mundial representando todos os soldados mortos na guerra. Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museo Centrale del Risorgimento. Esta é uma das maiores construções de Roma, e neste ponto começa a Via del Corso e em sentido contrário, a Via dei Fori Imperiali.

Fonte de Trevi


Na mais famosa fonte de Roma, é tradicional jogar uma moedinha para assegurar que um dia voltará à cidade eterna (eu esqueci de fazer isso...). Sua origem vem desde o século XIX antes de Cristo. Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma.

Pantheon


Templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica. Hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.

Horário de Funcionamento: 9:00 ás 17:00

Campidoglio


O monte capitolino é uma das sete colinas de Roma e é onde se situa a sede oficial do prefeito da cidade. A praça foi modificada inúmeras vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo (1536). Michelangelo queria que a principal atração da praça fosse o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio.

Horário de Funcionamento: 9:00 ás 17:00

Bocca della Verità


É uma máscara de mármore com a boca aberta que fica no vestíbulo da igreja Santa Maria in Cosmedin. Na Idade Média era usada pelos maridos para saberem se suas esposas lhes eram fiéis ou não. Eles levavam suas respectivas mulheres até a Boca da Verdade e as obrigavam a colocarem suas mãos dentro dela, se tivessem sido infiéis, diz a lenda, a boca se fecharia decepando as suas mãos.

Horário de Funcionamento: 9:00 ás 17:00

Piazza del Popolo


A Praça do Povo, uma das mais importantes praças, foi modificada diversas vezes pelos pontífices sendo a última projetada por Giuseppe Valadier. Abriga três igrejas: Santa Maria del Popolo e a Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli. Duas fontes: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro. E no centro o Obelisco Flaminio.

E então? Ficou apaixonado? ;)

1 Comentário:

Unknown disse...

Olá, Clarissa.

Muito legal o seu post sobre Roma, principalmente porque você vai dando dicas importantes como o horário de funcionamento dos monumentos e preços. Ótima a dica sobre comprar o ticket no Fórum Romano em Palatino, para não pegar fila no Coliseu. Muito bom!

Para quem viaja, contar com dicas assim faz a diferença.

Em breve haverá um novo espaço para dicas, uma rede social de viagens chamada "Milevo"!

Esperamos você lá!

Equipe Milevo.
@Milevocom

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger