31 de outubro de 2010

Fortaleza, Ceará: Rota Histórica

em 31 de outubro de 2010 |
Nossa mini férias em Fortaleza só duraram 4 dias, mas conseguimos ver muita coisa! Eu e meu namorado ficamos apaixonados pelas belezas naturais da cidade. Vou voltar mais vezes, até porque não consegui visitar as praias mais afastadas como Canoa Quebrada.

Como decidimos viajar em cima da hora, ficamos hospedados no Hotel Ibis Praia de Iracema. Os hotéis Ibis possuem o mesmo padrão - Bom, Bonito e Barato. Não tem erro! ;) 

Para montar nosso enxutado roteiro, seguimos dicas dos colegas @blogdeviagens (Blog de Viagens), @denisemustafa e @passagensaereas (Blog Melhores Destinos) e começamos a visitar a cidade pelo centro histórico (antes das praias).

Centro Cultural Dragão do Mar

Nosso primeiro ponto da Rota Histórica de Fortaleza foi o Centro Cultural Dragão do Mar que fica na Rua Dragão do Mar, 81. É um centro cultural onde acontece exposições de arte, manifestações culturais, peças de teatro, cinema.. O lugar ainda possui um planetário. Tudo aberto ao público. Ficamos encantados com as diversas atividades do centro.


Mercado Central

Perto do Centro Cultural Dragão do Mar, fica o Mercado Central (Avenida Alberto Nepomuceno, 199), considerado um dos maiores mercados de artesanato do país. São 3 andares de lojas de artesanato, sementes e objetos rústicos. 


Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral foi construída em estilo gótico romano sendo necessário 40 anos para concluí-la. Inaugurada em 1978, a Catedral está logo ao lado do Mercado Central.

 

Museu do Ceará

Seguindo a Rota Histórica, o próximo ponto para conhecer foi o Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51). A entrada é gratuita, o que me chamou bastante a atenção. Achamos a iniciativa muito boa ;) O Museu conta a história de Fortaleza e do Ceará de um jeito fácil e envolvente. Há, moedas, quadros, objetos, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e até armas expostas em salas temáticas. 

 
 
 
 
Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar fica na Rua Liberato Barroso, 525. O Teatro foi construído no modelo art noveau e fundado em 1910. Vale a pena a visita, foi um dos mais belos teatro que visitei no Brasil, além de ser totalmente diferente dos modelos atuais.

Praça do Ferreira

Esta praça é considerada o coração de Fortaleza e Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza.


Abaixo, está o mapa da Rota Histórica que fizemos no primeiro dia em Fortaleza:

A - Centro Cultural Dragão do Mar;
B - Mercado Central;
C - Catedral Metropolitana de Fortaleza;
D - Museu do Ceará;
E - Praça do Ferreira;
F - Teatro José de Alencar.

 
Perdi algumas fotos (não sei como!). Adorei tudo no roteiro histórico. Pode-se fazê-lo em  4 ou 5 horas e, começando pelo Centro Cultural Dragão do Mar, é possível fazer caminhando.

O segundo dia em Fortaleza (Praias) fica para o próximo post ;)

2 Comentários:

Unknown disse...

Delícia!
Eu fui em Fortaleza a muitos anos atrás, mas lembro desse mercado, com 3 andares, mto artesanato, mta rede barata e em td loja que vc entrava e provava um brinco ou uma roupa os vendedores só sabiam dizer que tá linnnndo. ahahaha
As praias de Fortaleza são ótimas e belíssimas. Aliás, as praias do Nordeste inteiro são lindas. :)
Vou aguardar o próximo post!
Beijokas e lindas as fotos :)

Leonardo Marques disse...

Fui em Fortaleza em 2008 e 2009 e pretendo ir novamente e pretendo voltar lado ainda esse ano ou no começo do próximo.
Em 4 dias você conseguiu ir nos principais pontos da cidade. Esse é o primeiro passo :) Depois é preciso voltar pelo menos pra ir em Cumbuco, Jeri e outras praias próximas....

Postar um comentário

Arquivo

  ©Viagem e Viagens | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger